
A Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) aprovou o projeto de lei nº 999/2025, de autoria do deputado Júlio César Filho (PT), que reconhece Nossa Senhora de Fátima como padroeira oficial da Região Metropolitana do Cariri. A decisão ocorre em um momento especial para os fiéis, marcado por intensa mobilização religiosa e pela chegada da Imagem Peregrina Mundial de Fátima ao Cariri.
A nova legislação também inclui no Calendário Oficial de Eventos do Ceará o Dia da Padroeira da Região Metropolitana do Cariri, a ser celebrado anualmente em 13 de novembro. As comemorações deste ano terão um significado ainda mais simbólico. Entre os dias 10 e 14 de novembro, a Imagem Peregrina, vinda de Portugal, visitará o Cariri, repetindo um gesto histórico que ocorreu há 72 anos. A programação deve reunir milhares de devotos em atos de fé e devoção.
O ponto alto da celebração acontecerá no dia 13 de novembro, com a inauguração e bênção do novo Monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, a partir das 17h. Durante a peregrinação, a imagem deve passar por ruas, igrejas, capelas e abrigos dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, levando mensagens de esperança e espiritualidade à população.


