PUBLICIDADE

Alece debate desintrusão de terra indígena no Ceará

Com o objetivo de debater a desintrusão de um território indígena no Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizará na próxima segunda-feira (17/06) uma audiência pública. A terra em questão é a Tremembé da Barra do Mundaú, localizada em Itapipoca, a 147 km de Fortaleza. O evento acontecerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, atendendo a solicitação do deputado Renato Roseno (Psol), presidente do colegiado.

O território possui uma população de 580 habitantes e abrange pouco mais de 3.500 hectares. Situada em uma região litorânea e de manguezal, a comunidade luta por sua demarcação desde a década de 1980.

Alece debate desintrusão de terra indígena no Ceará
Foto: Reprodução

Para a audiência, foram convidados representantes da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará, da Comissão de Juventude Indígena do Ceará, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e da Prefeitura de Itapipoca, entre outros.

A desintrusão se refere à retirada de ocupantes não indígenas das terras homologadas. Para isso, a audiência pública visa reunir diferentes atores sociais e políticos para discutir as melhores formas de executar a desintrusão de maneira justa e pacífica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir