Com o intuito de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou em regime de urgência o envio de 66 toneladas de alimentos e água potável. O texto havia sido enviado para a Casa Legislativa e a medida foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT) através das redes sociais, sendo aprovada nesta quarta-feira (08/05).

Em sua conversa semanal com a população, o gestor anunciou a campanha Força Solidária Rio Grande do Sul. Essa ação tem como objetivo receber e enviar doações para auxiliar o povo gaúcho que enfrenta dificuldades decorrentes dos alagamentos na região. Para isso, os cearenses terão a oportunidade de contribuir entregando mantimentos em Fortaleza e em 18 municípios do Interior.
A prioridade da campanha é a arrecadação de alimentos não perecíveis e enlatados, água potável, kits de higiene pessoal, além de itens de cama, mesa e banho. Elmano enfatizou a importância da participação solidária dos cearenses nesse momento delicado vivido pelos nossos irmãos gaúchos.
Envios
As doações serão enviadas ao Rio Grande do Sul em parceria com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul. Além disso, o Governo do Ceará está contribuindo com o envio de 66 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água potável, equipes da Ciopaer/SSPDS para resgate das vítimas, bem como equipes dos Bombeiros, incluindo profissionais, cães, barcos e viaturas.
Para facilitar a participação da população, os pontos de coleta estão distribuídos em diferentes localidades. Na Capital, as doações podem ser entregues no Batalhão do Corpo de Bombeiros no bairro Jacarecanga e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Os municípios que participam dessa ação solidária são Maracanaú, Horizonte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Sobral, Canindé, Itapipoca, Ipueiras, Iguatu, Crateús, Tauá, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Quixeramobim, Limoeiro e Baturité.