
Na próxima semana, uma equipe técnica da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) estará no Cariri para revisar os limites territoriais de seis municípios que fazem divisa com Pernambuco: Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim.
O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o objetivo é garantir a integridade do território cearense na redefinição das fronteiras. “A Assembleia está empenhada para que o Ceará não perca nenhum centímetro de seu território. Uma equipe técnica estará na região realizando o levantamento”, afirmou.
O trabalho é resultado de um acordo firmado no ano passado entre as assembleias legislativas do Ceará e de Pernambuco. A revisão busca corrigir imprecisões geradas por ajustes do IBGE entre 2000 e 2007.
Na última quinta-feira (14), Aldigueri recebeu o presidente da Câmara Municipal de Salitre, Silvio Pinto (PSB), e anunciou que a ação será coordenada por Luiz Carlos Mourão, presidente do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec). Serão feitas pesquisas socioeconômicas, levantamento de equipamentos públicos e consultas à população local para compreender a percepção de pertencimento. Segundo Aldigueri, as distorções afetam dados populacionais, repasses financeiros e serviços públicos.