A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Alece promove audiência pública sobre políticas para pessoas com Síndrome de Down

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), através da Comissão de Previdência Social e Saúde, realiza nesta quinta-feira (23/05), uma audiência pública voltada para o fortalecimento de políticas públicas para familiares e pessoas com Síndrome de Down no Ceará. O evento ocorrerá no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, atendendo a um requerimento da deputada Gabriella Aguiar (PSD).

No documento que solicita a audiência, a parlamentar ressalta a importância contínua de sensibilizar, informar e promover discussões abertas sobre as políticas públicas voltadas para pessoas com síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21. Segundo a deputada Gabriella Aguiar, a audiência pública tem como principal objetivo promover uma sociedade mais consciente.

“Ampliar a conscientização pública sobre os desafios enfrentados, fomentar maior participação da comunidade, promover a integração social e inclusão, sensibilizar legisladores, além de proporcionar troca de experiências e aumentar a visibilidade sobre o tema”, explicou.

Alece promove audiência pública sobre políticas para pessoas com Síndrome de Down
Foto: Getty Images

Ela também enfatizou que a Trissomia 21 é uma alteração genética resultante de um cromossomo extra no par 21. “No mundo, uma em cada 700 crianças nasce com esta condição. No Brasil, atualmente, cerca de 300 mil pessoas possuem a síndrome de Down. Estima-se que a cada 600 crianças nascidas no País, uma tenha a síndrome”, apontou.

Para a deputada, a audiência pública servirá como um espaço de diálogo entre diversos profissionais envolvidos na temática, como médicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, além da sociedade em geral. O evento visa promover maior conscientização e educação pública, combater estigmas e fomentar políticas inclusivas.

“Promover esse debate, trazendo familiares e pessoas com síndrome de Down, não apenas destaca a importância da inclusão e do apoio às pessoas com essa condição, mas também representa um passo significativo em direção ao fortalecimento das políticas públicas que impactam positivamente a vida de todas essas pessoas”, afirmou a parlamentar.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir