A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Alece receberá etapa cearense do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

O Prêmio Band Cidades Excelentes que reconhece as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil, chega à sua edição especial de 2024 chamada de Evolução. A comenda é uma promoção do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

É nesta segunda-feira (17.06), às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que acontecerá a etapa cearense do prêmio dividido em duas fases: regional, que é classificatória; e nacional. As cidades cearenses ganhadoras irão para a etapa nacional, em primeiro de julho, na cidade de Brasília.

A ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), desenvolvida pelo Instituto Aquila, é quem avalia todos os municípios cearenses e brasileiros inscritos na premiação. Trata-se de um plataforma desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 72 indicadores em uma única nota final.

São 6 pilares que constroem os indicadores: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Os municípios serão separados em 3 categorias de avaliação, isso para cada pilar, de acordo com o tamanho da população local: menos de 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e mais de 100 mil habitantes.

Para definição dos vencedores da edição especial da premiação será considerada a evolução de cada um dos pilares do IGMA, levando em conta o ciclo dos anos de 2021 a 2024.

O Prêmio Band Cidades Excelentes

Em sua terceira edição realizada em 2023, as cidades cearenses contempladas com o Prêmio Band Cidades Excelentes, foram Guaramiranga, Eusébio, Sobral, Pereiro, Tauá, Crato, Pires Ferreira, Limoeiro do Norte, Quixeré, Pacujá, Pacajus, Itapipoca e Fortaleza.

Já as cidades de Pires Ferreira (até 30 mil habitantes), Eusébio (30 a 100 mil habitantes), e Sobral (acima de 100 mil habitantes), venceram na categoria Educação da premiação nacional. O município cearense de Sobral também conquistou o prêmio a nível naciona,l na categoria intitulada Saúde e Bem Estar.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir