À frente da Secretaria de Turismo de Fortaleza até dia 31 de dezembro de 2024, Alexandre Pereira concedeu entrevista exclusiva para a Rede A Notícia do Ceará, onde externou as ações realizadas durante o tempo dedicado à pasta, que marcou para a capital cearense.
“É um sentimento muito forte de gratidão. Você ter a honra de servir a cidade que eu nasci, me criei”, disse Alexandre acrescentando: “Sou apaixonado pela quarta maior cidade do Brasil. Um destino consolidado no turismo. Poder fazer com que Fortaleza despontasse entre os principais destinos, isso é uma gratidão muito grande. E essa gratidão eu devo à população de Fortaleza, porque todas as políticas públicas que nós fizemos na Secretaria de Turismo sempre foram muito voltadas para o fortalezense.”
A capital cearense é um lugar que tem um estilo de vida diferenciado. Isso ficou claro nas palavras do secretário de Turismo quando o mesmo enfatizou: “a gente sempre fala que um destino se consolida quando as pessoas que moram nesse destino aprovam, elas turistam nesse destino”, afirmou Alexandre complementando: “A partir disso, um destino pode se tornar um destino consolidado, porque os turistas que vêm sentem essa energia”, pontuou.
* Ações e Políticas Públicas
“O que fizemos mais, foi ações e políticas públicas na cidade que envolvessem o Fortalezense, como Fortaleza Pet Friendly, por exemplo. Nós fomos a primeira cidade do Brasil a inserir a política Pet Friendly na cidade e tornar uma política pública, mas sempre integrada com a rede de hotéis, integrada com bares e restaurantes, integrada com a rede de shopping centers”, enumerou Alexandre Pereira.
Além das referidas ações, o secretário lembrou ainda, da criação do Pôr do Sol, um projeto cultural, de turismo cultural: “A gente levava um piano para a beira do mar, para que as pessoas pudessem fotografar o Pôr do Sol e se deleitar com a música de boa qualidade. Nós fortalecemos muito o turismo náutico da cidade, mapeando toda a nossa beira-mar”, finalizou.
* O GPTW
“Eu tive a honra de ser agraciado com um prêmio, uma certificação, que é uma certificação que poucas empresas têm e na área pública quase nenhuma tem, que é o GPTW – Grace Place To Work. Então nós conseguimos, e também fomos reconhecidos pela Federação Internacional de Administração, como um lugar excelente para se trabalhar. Então nós conseguimos formar uma equipe e ter uma equipe muito comprometida com o turismo.”, ressaltou o secretário em sua conversa com a equipe de ANC no Estoril, edificação histórica onde está instalada a Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza.
* Reconhecimento
Alexandre Pereira se despede da pasta reconhecendo a confiança depositada nele pelo Prefeito Municipal, que lhe deu a honra de continuar o trabalho que o ex-prefeito Roberto Cláudio tinha lhe convidado. “Eu tive a oportunidade de ser Secretário de Turismo durante oito anos de dois prefeitos diferentes, que me deram absoluta liberdade e muito apoio para que a gente pudesse trabalhar”, lembrou o secretário fazendo também, um agradecimento muito especial aos servidores da casa… da Secretaria do Turismo, onde deixa rastros de sua gestão.
“Foi uma gestão de muita escuta, escuta ativa”, reconhece Alexandre comentando que reconhecimento é o que leva para sempre do trabalho na Setfor. “A gente teve alguns momentos de reconhecimento, não só dos jornalistas e amigos que deram muita visibilidade ao nosso trabalho, mas um reconhecimento muito importante do Trade de Turismo, do Fórum Estadual do Turismo, do presidente Pedro Carlos, e de todas as lideranças”, ressaltou o secretário.
Alexandre Pereira enfatizou ainda, que veio do desenvolvimento econômico, época em que teve a honra de ser secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do governo Cid Gomes, quando chegou com muitas ideias e uma visão ampla do Estado do Ceará, através de vários segmentos. “E o turismo me apaixonava, porque o turismo tem uma transversalidade muito grande, ele movimenta mais de 50 setores da economia. E a gente pôde escutar muito o que o Trade de Turismo queria, e muitas vezes o Trade de Turismo queria que nós fizéssemos promoção lá fora. E eu dizia que não era só isso, a gente tinha que cuidar da cidade,” revelou o secretário de diversas iniciativas turísticas.