
Segundo levantamento do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), em 2023, 97% das crianças cearenses que terminaram o 2º ano do ensino fundamental (EF) foram alfabetizadas.
A pesquisa fez uma avaliação com todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Estado, no qual corresponde a mais de 285 mil alunos distribuídos em 3.695 escolas. O novo levantamento revela que, comparado ao ano de 2022, ocorreu um aumento na quantidade crianças que tem a capacidade de ler e escrever até o final de 2º ano, que antes era de 84,6%. A quantia se torna ainda mais impressionante quando é contraposta com o ano de 2007, com apenas de 39,8% à época que sabiam ler e escrever.
Os alunos do 5º ano foram avaliados através de testes de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MT). Foi constatado que, no ano de 2023, estes tiveram uma melhora nestas duas disciplinas. Isso, principalmente, quando comparado com 2008, tendo atualmente um nível de 63,8% em LP e 48,4% em MT, enquanto anteriormente era, respectivamente, de 6,9% e 3,6%.
Já os alunos do último período do Ensino Fundamental, que é o 9º ano, durante o ano de 2008, tinham um nível adequado em LP de 2,5%, e de 1% em MT. Já em 2023, foi constado que nesses requisitos os estudantes deste período escolar possuem uma qualidade de maneira respectiva a 29,1% e 18,9%.
A somatória do percentual de estudantes nos níveis adequado e intermediário em LP chegou 62% em 2022, já no ano passo alcançou 65,2%. Ao mesmo tempo esta mesma soma em relação a MT em 2023 foi de 41,4%, enquanto um ano antes de 38,1%.
Titular da Seduc, Eliana Estrela, afirma que estes dados são consequências de um trabalho desenvolvido ao longo dos último anos. “Agradeço, parabenizo e reconheço o trabalho de cada professor e servidor, tanto nas Regionais, como na Seduc-sede e nas Secretarias Municipais de Educação. Sabemos da importância da dedicação de todo esse time valoroso. É uma honra fazer parte dessa história, que tem um simbolismo importante”, disse a secretária.
Emanuelle Grace, secretária executiva de Cooperação com os Municípios, comenta que, durante o período da pandemia, as crianças que do 5º do ensino fundamental passaram por ciclo da alfabetização através do ensino remoto, no que afetou o processo de aprendizagem. No entanto, a mesma ressalta que houve um trabalho de recomposição, e que já estão gerando um efeito esperado. “Os municípios estão realizando um esforço focado, com intervenções pedagógicas assertivas. A gente precisa acelerar esse crescimento, mas principalmente se manter em busca da equidade, de modo que nem um aluno fique para trás, e todos consigam ter a garantia de oportunidades e sucesso na caminhada”, disse Grace.
Além de tudo isso, o levantamento do Spaece constatou que, no ano de 2023, todos os184 municípios do Estado tiveram estudantes participando do ciclo de alfabetização no nível desejável, considerado a escala mais alta para essa etapa de ensino. Isso mostra um aumento em relação a 2022, visto que este mesmo quesito era de 177 cidades no padrão desejável de desempenho.

