O vereador Deza Soares (PT) reassumiu na Sessão Ordinária realizada na noite da última segunda-feira, (05) a Presidência da Câmara Municipal da cidade de Altaneira, Região do Cariri, após a comunicação oficial determinada pelo Juiz de Direito da Comarca de Nova Olinda.
Na última terça-feira, 29 de abril, em decisão liminar proferida nos autos de uma Reclamação Constitucional o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, restabeleceu a validade da eleição do vereador Deza Soares para a presidência da Mesa Diretora da Câmara de Altaneira e determinou ao Juiz da Comarca que oficiasse o parlamento municipal.
A eleição para presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi anulada no fim do mês de janeiro, a pedido do vereador Júnior Paulino (PT). O Juiz de Direito da Comarca de Nova Olinda entendeu que o vereador Deza não poderia ser eleito para um terceiro mandato consecutivo.
Afastado da Presidência, o vereador Deza recorreu da decisão do magistrado para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, mas o pedido de liminar foi negado na Corte cearense, posteriormente o parlamentar decidiu impetrar uma Reclamação no STF. Após a decisão favorável em relação a presidente da Câmara Municipal de Canindé, que também foi reeleita para um terceiro mandato.
Na sessão da última segunda-feira, ao reassumir o cargo, o presidente ressaltou decisão do Ministro Luiz Fux e destacou sua trajetória à frente da Câmara, “marcada por uma gestão séria, competente e com responsabilidade, e pela construção da nova sede do Legislativo”.
Deza também agradeceu o apoio dos Parlamentares que depositaram voto de confiança em seu nome para gestor da Casa Legislativa, mesmo sendo de oposição, e lamentou “a judicialização promovida por um colega de partido”. O presidente reafirmou que retorna sem mágoas, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho responsável e comprometido com o povo.