O Ceará está muito bem representado na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, em Brasília (DF), que começou ontem (28) e encerra no próximo sábado (02/03). São 16 equipes participantes, com 111 competidores nas quatro categorias de competição. Além das escolas SESI SENAI Ceará, também participam da competição alunos da rede pública de ensino de Caucaia.
Segundo o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, entre os pilares do planejamento estratégico do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e sua Diretoria, estão a educação e a inovação. O Ceará está cada vez mais forte no Torneio SESI de Robótica. “Nesta edição, estamos com a nossa maior delegação participante de etapas nacionais, superando o número de participantes da edição anterior, e sinto-me bastante orgulhoso por estar aqui, representando a FIEC”, disse. Holanda também comenta a importância de um evento educacional desta proporção. “Quando unimos todos os estados brasileiros, com todos os Departamentos Regionais do SESI, com os talentos, o conhecimento e os professores, estamos praticando uma educação inclusiva, em que abordamos vários temas, em que todos ganham
Entenda as categorias do torneio
FIRST® LEGO® League Challenge (FLL): estudantes de 9 a 15 anos (em equipes de 2 a 10 integrantes) são desafiados a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, precisam trabalhar baseados em valores: respeito, ganho mútuo e competição amigável. Os robôs construídos são baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, programados para cumprir uma série de missões.
F1 in Schools: no projeto educacional da Fórmula 1, os estudantes montam escuderias, com 3 a 6 integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Eles também montam um plano de negócios e de marketing para promover a escuderia.
FIRST® Tech Challenge (FTC): a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e programam robôs de até 19kg, que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs.
FIRST® Robotics Competition (FRC): semelhante à FTC, a FRC é mais complexa porque os robôs são de porte industrial e chegam a 56 kg e 2 metros de altura. Também precisam realizar atividades na arena, como se equilibrar em uma plataforma. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.