Na última terça-feira (18/04), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), promoveu uma reunião para solucionar as reclamações de usuários do transporte público municipal a respeito do aumento do tamanho das catracas de ônibus.
O encontro reuniu vereadores de Fortaleza, representantes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), assim a reunião determinou a suspensão do projeto de instalação das novas catracas de ônibus em Fortaleza.
A coordenadora do Caocidadania Giovana Melo conduziu o encontro e definiram na suspensão da implementação de novas “catracas duplas”, a reunião implementou a ideia de realizar estudos que busquem definir uma medida para prevenir as pessoas que entram no veículo sem pagar a tarifa, e assim não comprometer a acessibilidade de grupos prioritários ou com mobilidade reduzida.
Em nota, o MPCE relatou que durante o encontro, foram apresentados registros das dificuldades enfrentadas pela população para conseguir passar pelo dispositivo. As propostas baseadas nas pesquisas serão apresentadas em até 15 dias ao órgão ministerial. As entidades presentes na reunião também entraram em consenso para que seja promovida uma campanha de divulgação dos canais que a população pode usar para fazer reclamação sobre o uso de catracas nos ônibus. As estratégias para a realização e divulgação da iniciativa devem ser definidas em um prazo de 15 dias.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.