PUBLICIDADE

AMC recebe orientação do MPF para ampliar fiscalização no Aeroporto de Fortaleza

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai intensificar as fiscalizações nas áreas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Pinto Martins. A recomendação foi divulgada nesta quarta-feira (18/09) pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o MPF, a medida é motivada pelos conflitos entre taxistas regulares e irregulares e os agentes de fiscalização. Desde 2023, o órgão tem investigado o transporte irregular de passageiros por “táxis piratas”, além do transporte realizado por veículos não credenciados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para o deslocamento de passageiros que desembarcam no terminal do aeroporto.

A AMC informou ao MPF que sua responsabilidade na área de embarque e desembarque do aeroporto se restringe à fiscalização de infrações relacionadas ao uso das cancelas.

Por outro lado, o MPF destacou a Resolução nº 482/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece que as vias de acesso aos aeroportos, abertas à circulação e integradas às áreas que compõem os sítios aeroportuários, são de competência e circunscrição do município em que estão localizadas.

O órgão também mencionou que uma Nota Técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) concluiu que a instalação de cancelas para controle de acesso não descaracteriza a via como aberta à circulação, tornando a área sujeita à fiscalização do órgão municipal de trânsito.

Na recomendação, o MPF orienta que a AMC intensifique as fiscalizações utilizando câmeras de monitoramento ou veículos de fiscalização, autuando e aplicando penalidades, como advertências por escrito e multas. O órgão também sugere que a autarquia adote as medidas administrativas necessárias para punir as infrações de trânsito cometidas no perímetro.

Foi concedido à AMC um prazo de 30 dias para informar se acatará a recomendação. Em caso de não acatamento, o MPF tomará as medidas judiciais cabíveis.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir