
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) inicia, nesta segunda-feira (19/01), a Operação Volta às Aulas. A iniciativa contará com equipes de agentes e educadores que irão atuar no entorno das escolas, orientando pais e mães condutores sobre boas práticas de embarque e desembarque de alunos, além de reforçar a segurança na travessia de pedestres.
Um levantamento da AMC indica que o entorno das instituições de ensino apresenta um aumento de até 20% no fluxo de veículos em comparação com o período de férias. Segundo o gerente de Educação para o Trânsito da AMC, Leonardo Leite, o dado chama atenção para atitudes responsáveis no trânsito, que podem minimizar transtornos nos deslocamentos, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas.
“A atuação dos nossos agentes contribui para coibir infrações, mas é fundamental que as pessoas compreendam que respeitar a legislação de trânsito vai além do receio da punição. Uma boa conduta reflete diretamente em um ir e vir mais tranquilo e seguro, contribuindo para a organização das vias e prevenção de sinistros”, reforça.
Entre as condutas mais recorrentes, que são foco da abordagem educativa, estão a parada em fila dupla e o estacionamento irregular. Os responsáveis também receberão orientações sobre a importância da travessia segura, do uso correto das cadeirinhas, dos riscos da utilização do celular ao volante e do respeito às vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência.
“É fundamental planejar a chegada às unidades de ensino com antecedência e manter a calma, mesmo diante de congestionamentos. São atitudes simples que fazem toda a diferença e ainda servem de exemplo para os filhos, futuros condutores”, orienta Inês Chaves, agente e educadora de trânsito.
A fiscalização preventiva também será intensificada no entorno das instituições de ensino para motoristas que insistirem em cometer infrações.


