Ana Beatriz Moser, de 54 anos, foi anunciada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva como a nova ministra do Esporte a partir de primeiro de janeiro. Ela será a primeira mulher esportista no cargo. Em 1995, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso, ocupou a pasta.
Ana Moser é fundadora do Instituto Esporte e Educação (IEE), ONG criada em 2001 com objetivo de atender crianças e adolescentes com uma metodologia de esporte educacional, além de formar professores e estagiários.
Natural de Blumenau (SC), foi atleta profissional de voleibol por 15 anos, jogando na seleção brasileira e em clubes. Ela é medalhista olímpica (bronze em 1996 em Atlanta, nos Estados Unidos) tendo disputado os Jogos Olímpicos de Seul (1988), Barcelona (1992). Foi ainda vice-campeã mundial de vôlei com a Seleção Brasileira em 1994, perdendo em casa para Cuba no Maracanãzinho.
Ana Moser foi uma das vozes mais ativas da luta pela democratização do Esporte e questionou várias decisões da Confederação Brasileira de Vôlei e do Governo Federal nos últimos anos. Aninha, como era conhecida quando jogava, era do Grupo Esporte pela Democracia e assume o Ministério do Esporte. Ela estava na equipe de transição do Governo Federal junto com a companheira de modalidade, Isabel Salgado, antes cotada para assumir a pasta e falecida em novembro deste ano.