No podcast “Sem Arrodeio”, o especialista em Ciências Políticas, João Paulo Bandeira, avaliou as falas de Bolsonaro sobre os atos registrados no dia 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente da República discursou reiteradas vezes de que os ataques na Praça dos Três Poderes não configuraram uma tentativa de golpe.
Para o especialista, o discurso do ex-presidente está correto. No entanto, isso não significa dizer que Bolsonaro não tentou contra a democracia. Para Bandeira, a tentativa de golpe pode ser observada em toda a trama nos bastidores, onde Bolsonaro, juntamente com aliados, tentou impedir que o candidato eleito legitimamente pudesse assumir a presidência da República.
“Não é sobre o que aconteceu no 8 de janeiro. A tentativa de golpe não foi aquilo. Foi exatamente o bastidor, a minuta. A tentativa de golpe foi um presidente derrotado nas urnas não se preocupar em fazer a transição, mas juntar dentro do gabinete dele um bando de militar, bajuladores, para impedir que um presidente eleito legitimamente pudesse assumir”, opinou.
Para o especialista, dois pontos foram fundamentais para que a tentativa de golpe não viesse a ser concretizada. “Primeiro, as forças armadas foram resistentes de não entrar nessa. Segundo, houve uma habilidade muito grande do governo eleito de não ter perdido a GLO, de já ter feito a intervenção diretamente no Distrito Federal. Tudo foi abortado”, destacou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.