PUBLICIDADE

Aneel adia decisão sobre renovação da Enel Ceará

A análise sobre a prorrogação antecipada do Contrato de Concessão de Distribuição da Enel Ceará voltou a ser adiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A discussão, que estava prevista para esta terça-feira (09/12), foi suspensa após pedido de vistas do diretor Gentil Nogueira. Uma nova data para retomada do julgamento ainda não foi definida.

Relator do processo, o diretor da Aneel, Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva, apresentou voto contrário à recomendação de prorrogação antecipada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Segundo ele, a concessionária não cumpriu os critérios estabelecidos pela regulamentação vigente.

Aneel adia decisão sobre renovação da Enel Ceará
Foto: Reprodução

No parecer, Fernando afirmou que, “dentro do horizonte de análise estabelecido pelo § 7º do art. 2º do Decreto nº 12.068/2024, a concessionária descumpriu o critério de eficiência da continuidade do fornecimento”. O diretor acrescentou ainda que a empresa não demonstrou atender aos requisitos previstos, o que inviabiliza a extensão antecipada da concessão.

Posicionamento da Enel

Através de nota, a Enel Distribuição Ceará declarou que a avaliação da Aneel integra o processo natural de análise para prorrogação antecipada das concessões. A companhia informou ter apresentado um Plano de Resultados, aprovado em outubro pelo MME, e afirmou que vem cumprindo integralmente as ações e indicadores definidos, sob acompanhamento regular do Ministério.

A distribuidora reforçou também que está em conformidade com os critérios estabelecidos no decreto que rege a prorrogação. Entre as ações implementadas pela Enel ao longo deste ano, a empresa destaca a realização de podas preventivas, a ampliação do quadro de profissionais de campo e o investimento de R$ 1,3 bilhão, destinado à modernização de 23 subestações e à construção de novas linhas de alta tensão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir