PUBLICIDADE

Ao fim da janela partidária, veja como ficam as bancadas da Câmara Municipal de Fortaleza

Com o fim da janela partidária, período no qual é permitido a troca de partido político sem a perda do mandato, na última sexta-feira (5), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) agora possui uma nova distribuição de seus vereadores seis meses antes das eleições municipais.

Apesar das movimentações, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) se mantém como a maior bancada da Casa Legislativa, no qual possui 12 cadeiras no Plenário Fausto Arruda. PPCell, ex-PSD, José Freire, ex-PSD, Kátia Rodrigues, ex-Cidadania, e Luciano Girão, ex-PP, se juntaram ao grupo durante a janela partidária. Além disso, também há Fábio Rubens, ex-PSB, que está de licença, mas também se juntou ao PDT, e quando voltar irá aumentar para 13 o número de vereadores do partido na CMFor.

Ainda há Elpídio Nogueira, que atualmente conduz a Secretaria de Cultura, mas voltará a atuar na Câmara Municipal de Fortaleza. Com seu retorno, Didi Mangueira (PDT), suplente e vice-líder do Paço Municipal, deve deixar o mandato legislativo. Já os recém-chegados irão se juntar aos antigos filiados ao trabalhismo, que correspondem a Adail Júnior, Carlos Mesquita, Gardel Rolim, Iraguassú Filho, Lúcio Bruno, Paulo Martins e Raimundo Filho.

Já o Partido Social Democrático (PSD), que anteriormente possui apenas 2 representantes, após o fim da janela partidária, possui 7 vereadores e assumiu o segundo lugar entre as maiores bancadas. Bruno Mesquita, ex-PL, Cônsul do Povo, ex-PSDB, Danilo Lopes, ex-Avante, Estrela Barros, ex-Rede, Eudes Bringel, ex-PSB, e Tia Francisca, ex-PL, se juntaram ao partido.

Enquanto em relação ao bloco governista, o Avante se torna a terceira maior potência do Parlamento local, possuindo novos nomes em sua formação. O partido será representado até o final do ano por Ana do Aracapé, ex-PL, Emanuel Acrízio, ex-PP, Marcelo Lemos, ex-União, Moura Taxista, ex-PSB, e Pedro Matos, ex-PL.

Assim como era projetado, o Partido Liberal (PL) perdeu 4 representantes na CMFor. No entanto, com a chegada de Julierme Sena, ex-União, o partido se mantém como uma das maiores bancadas, no qual ocupa o quarto lugar do ranking de parlamentares, que ainda possui Priscila Costa e o Inspetor Alberto, como um dos seus representantes.

Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores (PT) voltou a ter 3 representantes no Parlamento local, uma vez que, desde a expulsão de Ronivaldo, em junho de 2022, ele contava com 2 partidários. Agora com a ingressão de Júlio Brizzi, ex-PDT, o partido será representando juntamente com Adriana Almeida e Dr. Vicente.

Já em relação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o grupo, segundo seu presidente municipal, está passando por dificuldade em montar uma chapa proporcional. Devido a saída de dois correligionários e a chegada de mais uma legisladora, o número de representantes do partido na CMFor foi reduzido de três para dois, sendo Léo Couto, vice-líder da oposição na Câmara de Fortaleza, e a recém-chegada  Enfermeira Ana Paula, ex-PDT.

Já o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não apresentou alteração na sua bancada. As vereadoras Adriana Gerônimo e Anna Karina seguem como as duas psolistas da Casa. Enquanto o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) viu Cônsul, um de seus integrantes, ir embora e agora terá Cláudia Gomes e Jorge Pinheiro como a dupla de tucanos com assentos na CMFor.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir