PUBLICIDADE

Apagão foi originado por incêndio em subestação no Paraná

Um apagão nacional deixou 17 estados e o Distrito Federal sem energia na madrugada desta terça-feira (14/10). No Ceará, municípios como Crateús, Independência e Tianguá registraram interrupções no fornecimento, segundo a Enel.

O impacto no estado cearense atingiu 971 mil clientes distribuídos em 38 subestações do interior. A falha começou por volta das 00h32 e, conforme informou a distribuidora, o serviço foi totalmente restabelecido em 33 minutos. Até o momento, não há comunicado oficial sobre a causa do apagão.

Apagão atinge 17 estados e o Distrito Federal, incluindo o Ceará
Foto: Reprodução

Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte também foram afetados. De acordo com a Enel Ceará, a falha se originou de um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), responsável pela geração e transmissão de energia elétrica no país. Para proteger o sistema, foi acionado automaticamente o Esquema Regional de Alívio de Carga.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o apagão tem relação com um incêndio na Subestação de Energia de Bateias, próximo de Curitiba, no Paraná. “O sistema perdendo uma subestação desse volume de energia (500kV), ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo e em alguns outros estados, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga. Assim foi feito, nós imediatamente fomos acionados”, explicou o ministro Alexandre Silveira.

O Governo Federal convocou uma reunião para esta terça-feira (14/10) com os principais agentes do setor. A expectativa é que o Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgue até sexta-feira (17/10) um Relatório de Análise da Perturbação detalhando as causas do apagão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir