A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aparelhos celulares podem se tornar proibidos em salas de aula no Ceará

Por recomendação do Ministério Público do Ceará, os aparelhos celulares podem ser proibidos em salas de aula. A sugestão foi direciona à Secretaria da Educação do Estado (Seduc), à Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) e representantes de escolas particulares. O objetivo é fazer com que os diretores das instituições de ensino públicas e particulares impeçam o uso de aparelhos celulares e dispositivos similares durante as aulas.

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o texto destaca que o uso de dispositivos em sala de aula só será permitido se estiver relacionado a atividades pedagógicas específicas. Fora desses contextos, o uso dos celulares será permitido apenas durante o recreio para evitar prejuízos ao ensino das crianças e adolescentes.

Aparelhos celulares podem se tornar proibidos em salas de aula no Ceará
Foto: Paula Giolito/Agência O Globo

No entanto, se o uso dos celulares durante o intervalo prejudicar a formação dos alunos, as autoridades escolares poderão desligar imediatamente os aparelhos. Além disso, os pais serão notificados para tomar as providências necessárias.

“Essa recomendação vem após o encaminhamento dos Centros de Apoio da Educação exatamente por questões que esse mau uso dos aparelhos celulares tem causado. Isso vem também cobrando o cumprimento de uma Lei Estadual, que já está em vigor desde 2008”, explicou a promotora de Justiça Emilda Sousa.

O prazo estabelecido para que as medidas adotadas sejam informadas é de até 30 dias. Em caso de descumprimento, medidas administrativas e judiciais serão tomadas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir