O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PDT), foi destaque no último fim de semana após comentários feitos por líderes do PT e do PDT que indicam a possível candidatura do parlamentar a prefeito de Fortaleza em 2024. Os deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Romeu Aldigueri (PDT), ao serem perguntados sobre o cenário eleitoral, mostraram preferência por Leitão ao invés dos nomes mais óbvios de seus respectivos partidos: Luizianne Lins (PT) e Sarto Nogueira (PDT).
“Vamos conversar e discutir com a Luizianne e vamos trazer o nosso presidente da Assembleia pra dentro do PT”, disse Diniz em entrevista ao prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), onde confirmou ainda que acha que a candidatura do pedetista seria de interesse do ministro da Educação Camilo Santana (PT) e do governador do Estado, Elmano de Freitas (PT). A ex-prefeita de Fortaleza ficou em segundo lugar na primeira pesquisa feita para as eleições de 2024 em Fortaleza, enquanto Evandro apareceu em quarto lugar.
“Seria uma grande solução, é um grande nome”, disse o deputado Romeu Aldigueri ao Portal Lin, quando perguntado sobre a possibilidade. Aldigueri e Leitão foram dois dos primeiros parlamentares do PDT a declarar apoio formal a Lula (PT) durante as eleições de 2022, após o fim do primeiro turno. O apoio formalizado de líderes pedetistas (como Ciro Gomes, Roberto Cláudio e André Figueiredo) à reeleição de Sarto Nogueira aponta uma possível filiação de Leitão ao PT.