
O Instituto “Cai cai balão”, situado na região do Pirambu, foi demolido nesta terça-feira (26/08), em uma ação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Após a polêmica, Fábio Lessa, mestre e integrante do grupo, veio a público afirmar que os membros do projetos foram pegos de surpresa. A sede foi construída pelos próprios organizadores em maio deste ano. Segundo o agente cultural, o episódio marca uma triste página na história da instituição.
Ele revelou ainda que os idealizadores do “Cai cai balão” possuíam diálogo com assessores da Secretaria da Regional 1, mas nem mesmo o titular da pasta estava ciente dessa ordem de demolição. “Buscamos diálogos para a regularização do nosso espaço. Nem o secretário da Regional 1 estava ciente, e nós acabamos sendo os mais prejudicados. Para as nossas crianças, isso não foi legal. Se vocês olharem o vídeo, vocês vão ver os pequenos chorando. Eu espero que sejamos escutados e que isso seja resolvido. Isso não pode ficar desse jeito”, lamentou.
Confira o depoimento de Fábio Lessa, do “Cai cai balão”:
Ver essa foto no Instagram
A operação atuou contra estruturas irregulares no calçadão do Pirambu. De acordo com o prefeito Evandro Leitão (PT), a iniciativa faz parte de um plano para reordenar a faixa litorânea da cidade, principalmente entre a Vila do Mar e a Sabiaguaba. O gestor afirmou também que segue uma recomendação do Ministério Público e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
Evandro também afirmou que sua administração tenta corrigir falhas em gestões anteriores, e que vai buscar um terreno para que o projeto possa dar segmentos às suas atividades.
“Um dos maiores desafios da gestão urbana de Fortaleza é o ordenamento da orla da cidade. Foram anos de desmandos e jeitinhos que empurravam problemas e deixavam medidas judiciais em segundo plano […] No caso do instituto Cai, Cai, Balão, já determinei um grupo de trabalho com a Secretaria de Cultura e Regional 1 para acompanhar o caso e a busca por terreno que seja cedido para as atividades do grupo”, garantiu.
Sobre o projeto social
O Instituto Cai Cai Balão é uma iniciativa ligada à tradicional quadrilha junina infantil Cai Cai Balão. Fundado em 1980, o grupo nasceu a partir de uma brincadeira para celebrar o aniversário da fundadora, Tia Didi.
Com o decorrer dos anos, o evento se consolidou como uma das quadrilhas infantis mais antigas do Brasil. Segundo os idealizadores do “Cai cai balão”, a atuação do instituto vai além das apresentações juninas.
As atividades envolvem oficinas, atividades socioculturais, cursos e ações que fortalecem a identidade cultural local. O intuito é promover o engajamento de crianças e jovens nas tradições folclóricas.