A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após acordo, Câmara de Aracati prevê concurso e mudanças na Casa Legislativa

Na última quinta-feira (29/08), a 4ª Promotoria de Justiça de Aracati, representando o Ministério Público do Estado do Ceará, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Câmara Municipal. O acordo visa a realização imediata de um concurso público para regularizar o quadro de pessoal da Casa Legislativa.

Segundo investigações, mais de 95% dos funcionários ocupam cargos comissionados, incluindo funções simples como agente administrativo, recepcionista e entregador. Além disso, foram identificados desvio de função e falhas no controle de ponto.

O presidente da Câmara, Ricardo Sales (Progressistas), reconheceu as irregularidades e, como parte do acordo, se comprometeu a acelerar os processos para a realização do concurso. O TAC foi proposto pelo promotor de Justiça Hygo Cavalcante da Costa, exigindo a elaboração de um estudo técnico e orçamentário sobre o novo quadro de pessoal.

Após acordo, Câmara de Aracati prevê concurso e mudanças na Casa Legislativa
Foto: Divulgação/MPCE

De acordo com o cronograma definido, o processo legislativo para a criação dos cargos deve começar até 16 de outubro de 2024. A votação do projeto de lei deve ocorrer até 6 de novembro em primeiro turno e até 30 de novembro em segundo turno.

Quanto ao controle de ponto, a presidência da Câmara de Aracati se comprometeu a implementar um sistema biométrico, seja digital ou facial, no prazo de 120 dias. Com isso, a frequência dos servidores será disponibilizada mensalmente no site da Câmara. Além disso, o TAC estabelece que todos os atos administrativos e processos de pagamento da Câmara também sejam publicados online.

Em caso de descumprimento das cláusulas ou dos prazos estabelecidos, o acordo prevê a aplicação de uma multa de R$ 500,00 por dia de atraso. Os valores arrecadados com a multa serão destinados ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir