A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Após bom aporte de chuvas, açude Linhares sangra em Nova Russas

As recentes chuvas nas proximidades do açude Farias de Sousa, em Nova Russas, foram animadoras. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), apenas no local choveu cerca de 31 milímetros, o que ocasionou o sangramento do açude Linhares, no mesmo município.

Após bom aporte de chuvas, Açude Linhares sangra em Nova Russas
Foto: Reprodução

Também beneficiado com a precipitação, o açude Farias de Sousa teve o seu nível aumentado em 44 centímetros. Com uma capacidade total de 14 metros, o reservatório agora possui mais da metade de sua capacidade preenchida. Ao todo, são 7 metros e 5 centímetros de aporte hídrico.

Situação Hídrica

Antes do Linhares, o açude Germinal, em Palmácia, foi o primeiro a sangrar no Ceará. Outro reservatório que se destaca atualmente é o açude Caldeirões, em Saboeiro, com mais de 90% de sua capacidade total.

No entanto, a situação hídrica geral no Ceará permanece desafiadora. Dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 49% encontram-se atualmente com menos de 30% de sua capacidade.

Entre os açudes em situação crítica, o Castanhão, maior reservatório do país, registra apenas 22,76% de sua capacidade. O Orós, segundo maior do estado, encontra-se com 50,14% de sua capacidade, enquanto o Banabuiú apresenta índice de 36,35%.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir