
O incêndio que atingiu parte da Floresta Nacional do Araripe-Apodi, incluindo áreas do Refúgio de Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe, foi totalmente extinto na última quarta-feira (8). A confirmação foi feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
As equipes do Instituto seguem em campo realizando o monitoramento da área afetada, com o objetivo de evitar o surgimento de novos focos. O fogo, que teve origem criminosa, começou no dia 6 de outubro, na região do Sítio Coqueiro, zona rural do Crato, e se espalhou rapidamente, atingindo cerca de 50 hectares de vegetação.
Em nota oficial, o ICMBio agradeceu o empenho das equipes de combate e apoio logístico, além de reforçar a importância da conscientização da população e da denúncia de práticas ilegais que possam causar incêndios florestais.
Ainda na segunda-feira (6), uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e agentes do ICMBio resultou na detenção de dois suspeitos de provocar o incêndio. Um deles confessou ter iniciado o fogo durante uma queimada para preparo de solo agrícola, mas afirmou que as chamas sairam do controle, ganhando grandes proporções. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato.