Líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, o deputado estadual De Assis Diniz apresentou um Projeto de Lei que visa homenagear a cantora de forró Solange Almeida com o Título de Cidadã Cearense. Em sua justificativa, o parlamentar afirma que Solange conquistou o coração dos cearenses e que se tornou uma figura de destaque na música e na cultura local.
Também intitulado de “Cidadania Honorária”, o Título de Cidadão Cearense é concedido à pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Estado. No caso, cidadão é toda e qualquer figura que atue na vida da cidade ou do Estado e que contribua para o seu desenvolvimento.
Para o deputado De Assis Diniz, a contribuição de Solange para o Ceará vai além da construção de laços afetivos. “Primeiramente é preciso reconhecer a contribuição artística de Solange Almeida para a Cultura do Ceará. Como vocalista da banda Aviões do Forró, ela participou ativamente da popularização do forró eletrônico em todo o Nordeste brasileiro. Além disso, ela escolheu o Estado para viver e criar a sua família”, argumentou.
Em caso de aprovação do projeto, o título será entregue em sessão solene, a ser designada pela presidência da Assembleia Legislativa do Ceará. Além de propor uma das maiores honrarias do Estado à cantora de forró, o deputado De Assis também cogitou homenagear o ministro do Supremo Tribunal Federal. Em outubro deste ano, o político apresentou um requerimento para conceder a Alexandre de Moraes o Título de Cidadão Cearense.
Carreira de Solange
Solange Almeida Pereira, mais conhecida por Solange Almeida, ficou conhecida no mundo da música após passar 16 anos (2002 – 2018) como vocalista da banda Aviões do Forró. No entanto, antes disso, Solange teve passagens por bandas como Caciques e Skema. Nascida no dia 29 de agosto de 1974, Solange é natural de Alagoinhas, no Estado da Bahia.
Atualmente em carreira solo, Solange deu uma pausa na agenda de compromissos para cuidar da saúde. Em entrevista à uma emissora de TV, a cantora revelou que tem feito um tratamento para voz em decorrência do uso de cigarro eletrônico. Apesar do momento delicado, a artista se prepara para as agendas de 2024. Para o ano que vem, em abril, Solange já está fechada em dos principais eventos musicais do Nordeste: o Festival Garanhuns, em Pernambuco.