Um grupo de moradores do Porto das Dunas, em Aquiraz (a 35km de Fortaleza), criou uma página numa rede social para denunciar supostos descasos e abandono na comunidade por parte da Prefeitura Municipal. Criado no dia 22 de maio, o “Avança Porto das Dunas” (Avança PDD) é alimentado diariamente com fotos, vídeos e relatos que apresentam os diversos problemas de infraestrutura que afetam os habitantes do local.
De acordo com as postagens, a falta de infraestrutura, como iluminação, por exemplo, é um fator que agrava a sensação de insegurança. Pelos depoimentos contidos nas publicações, a lista de problemas também abrange outras áreas. “Coleta de lixo é precária. Não tem posto de saúde, não tem correios, as casas não têm números. Segurança é péssima, praticamente não existe. Não tem água da Cagece, tem de ser poço”, disse Carlos Eduardo, aposentado e ligado ao Avança PDD.
Segundo um dos líderes do movimento que pediu para não ser identificado, não se pode confundir a ação como motivação política. Ele enfatiza que tudo gira em torno de cobrar os direitos de melhorias do Porto das Dunas. “A iniciativa representa uma insatisfação que é geral por parte dos moradores, dos proprietários de imóveis e de pessoas que possuem negócios no Porto das Dunas. A inciativa teve um ‘ponta-pé’, mas sem a adesão dos moradores e proprietários, a gente não faz nada. Friso que o movimento nada tem a ver com política. Independente da administração estaremos cobrando. É um movimento apartidário. A intenção é transformar o Porto das Dunas naquilo que ele merece”, ressaltou.
De acordo com Carlos Eduardo, o descaso é histórico, já que a desatenção atual sempre esteve presente em outras gestões. Ele relata que motivações políticas pode ser as principais causas para a propagação do descaso por parte da gestão. “Eles [os gestores] sempre disseram que a maioria das pessoas que frequentam o Porto das Dunas não são do local , mas, sim, moradores e eleitores de Fortaleza. Como os frequentadores não votam em Aquiraz, eles dizem isso”.
Sede do Beach Park, a área possui uma movimentação turística considerável, sendo um dos maiores contribuintes para a arrecadação municipal de Aquiraz. Conforme os componentes do Avança PDD, nem mesmo isso faz com que a administração do município dê atenção às causas reivindicadas. De acordo com as denúncias, o posicionamento da gestão reforça a ideia de que o descaso parte de motivações do âmbito político. “Certa vez um dos assessores da Prefeitura fez um vídeo andando por obras na Prainha. Na Prainha eles têm voto”, ressalta.
Ainda segundo Carlos Eduardo componente, o perfil da Prefeitura de Aquiraz numa rede social bloqueou o Avança PDD para que o movimento ficasse impossibilitado de marcar a administração municipal nas publicações de reclamação. Após essa ação, o Avança PDD produziu um vídeo com os moradores. No material, intercalado com registros de estradas esburacadas, lixos acumulados e ruas sem iluminação, estavam os relatos de pessoas com a frase “Prefeitura, ouça os moradores“.
“Eles não querem ouvir as demandas do povo. Tudo o que tá sendo no Avança PDD são registros atuais dos moradores daqui. Pode ter certeza, não temos ofensa nas postagens, é apenas um perfil para cobrar da Prefeitura”, comentou o dos integrantes do grupo.
O “A Notícia do Ceará” entrou em contato com a Prefeitura de Aquiraz, através de ligações e e-mail. Até o fechamento dessa matéria, nem as liações foram atendidas, tampouco o e-mail foi respondido.