A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aratuba continua em condição de risco após desastre, afirma Funceme

Após um deslizamento de terra que ocorreu nesta quinta-feira (16/03), o município de Aratuba, a 170 km de Fortaleza, segue sob condições de risco. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que emitiu uma nota técnica sobre o caso.

Segundo a meteorologista Meiry Sakamoto, além das fortes chuvas, um detalhe que contribuiu para o desastre foi o desnível do local, que chega a 32 metros. Outro fator decisivo para o ocorrido foi a grande concentração de chuva em pouco tempo.

Aratuba continua em condição de risco após desastre, afirma Funceme
Foto: Divulgação

“Nesta quinta-feira, Aratuba passou por um desastre e parte disso foi por causa das chuvas que foram observadas. O volume acumulado em 24 horas foi de 79 milímetros, mas o grande problema foi a taxa de precipitação intensa em curto período. Havia um aviso meteorológico válido, inclusive, para aquela região”, explicou.

A chuva teria começado por volta do meio dia tendo acumulado o total de 50 milímetros até às 13h30. Ainda nesta semana, a Funceme havia divulgado um aviso meteorológico informando que Aratuba encontrava-se com risco médio para chuvas. A probabilidade era de 41% a 70% de ocorrência de chuvas intensas, que devem perdurar até essa sexta-feira (17/03).

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 45 famílias foram desalojadas pelo risco iminente de novos desabamentos. Através de nota, a Prefeitura informou que um aluguel social será disponibilizado para aqueles que foram retirados de suas residências e, momentaneamente, estão abrigados em pousadas e casas de familiares.

Membro da Comissão de Defesa Social, o bombeiro militar e deputado estadual Sargento Reginauro (UB), esteve no local para acompanhar o trabalho da Defesa Civil. Segundo o parlamentar, o órgão será convidado para apresentar na Assembleia Legislativa um relatório com as áreas de risco.

“Já existe algum relatório que acompanhe e mapeie as áreas de risco? As prefeituras têm essas informações? O Governo do Estado, através da Defesa Civil, tem essas informações? Nós precisamos nos antecipar para que não venhamos a lamentar outros momentos trágicos como esse de Aratuba, tendo em vista que as chuvas estão só começando”, indagou.

A Defesa Civil segue trabalhando no local de modo a prevenir novos deslizamentos. Segundo o tenente-coronel Haroldo Gondim, foram estendidas três lonas numa extensa área para evitar que a água seja escoada e filtrada ao invés de absorvida pelo solo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir