PUBLICIDADE

Área de seca foi reduzida no Ceará durante o mês de maio

De acordo com o Monitor de Secas, o índice de área de seca no estado foi de 16,6%, apresentando uma redução de 2,27% em relação ao mês de abril.

Área de seca foi reduzida no Ceará durante o mês de maio
Foto: Milena Kury

Segundo o mapa do Monitor de Secas, o índice de locais com algum nível de seca no estado foi de 16,6%, apresentando uma redução de 2,27% em relação ao mês de abril.

O pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco Vasconcelos, afirma que a quadra chuvosa do mês teve impacto direto nos resultados. De acordo com ele, “O mapa […] retrata essa questão da precipitação dentro do mês de maio, que se encontra bem próxima da normalidade. Isso não diminuiu os impactos da seca de longo prazo”.

Bem como maio, o cenário deverá permanecer estável por mais dois meses. “Nesses primeiros meses da pós-estação, junho e julho, a tendência é de uma pequena estabilidade ainda”, afirma o pesquisador.

A área de seca fraca está situada principalmente no centro e na região oeste do Sertão Central e Inhamuns. Os moradores dessa área ainda sofrem com os impactos de longo prazo, como a diminuição do plantio e do crescimento de culturas ou pastagem.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir