A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Arte, Comunidade e Inclusão estão conectados com o 13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza

O 13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza – Conexões Periferias toma conta da cidade, promovendo uma semana intensa de teatro de rua e atividades culturais. Com o tema “Teatro e a Comunidade – na rua, na praça em todo lugar”, o evento ocorrerá desde a última segunda-feira (11.02) até 16 de março de 2024 – de forma inteiramente gratuita.

O Festival, que conta com a coordenação geral de Raimundo Moreira, continua sua missão de democratizar o acesso às artes cênicas, destacando-se pelo teatro na rua, sedes de grupos de teatro com estreitamento das relações entre grupos teatrais e comunidade. A proposta enfoca a descentralização dos espaços cênicos na cidade, priorizando a participação ativa do público.

Neste ano, o Festival pretende fortalecer suas ações para os bairros periféricos de Fortaleza, levando espetáculos e atividades a locais de vulnerabilidade social. Serão realizados 17 espetáculos e 2 shows musicais, totalizando 3 apresentações diárias ao longo de quatro dias – 13 a 16 de março.

Na área formativa, foram realizadas nos dias 11 e 12 de março, 10 oficinas de teatro para iniciantes em sete regionais, beneficiando 300 alunos de 7 a 14 anos em escolas públicas. Além disso, haverá ainda a “Troca de Saberes”, que proporcionará um espaço de intercâmbio entre grupos e artistas, discutindo processos artísticos e obras apresentadas.

O Festival abraça a acessibilidade e inclusão, reservando cotas para profissionais, grupos e artistas com foco nesses princípios. Para atender ao público com deficiência auditiva, serão disponibilizados 5 intérpretes de libras, além de ações específicas, como palestras para a equipe e percentual de espetáculos com acessibilidade.

O evento ocorrerá em diversos locais, incluindo terminais, centros, comunidades, escolas e sedes de grupos de teatro, culminando no Espaço Popular de Artes (EPA), sede da Cia. Prisma de Artes. O 13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, integrante da REFACE – Rede de Festivais de Arte do Ceará, conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, viabilizados por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).

Artista Homenageada

Silvia Moura é a artista homenageada desta edição. Ela é uma artista das conexões possíveis entre o corpo e o pensamento. Comunica-se por meio das mais diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viagem, entre sua vida e o olhar do público. Relação essa que permeia sua “dança-desabafo”, tornando-a uma das artistas mais emblemáticas no que diz respeito à educação, produção e difusão da dança no Ceará. Ela é formada pelo Colégio de Dança do Ceará e atua desde 1976.

Artista do corpo que se interessa pelas interfaces entre as linguagens artísticas, além de transitar na literatura, performance e bordado como meios de expressão. Fundadora do Grupo Em Crise que desenvolveu pesquisas em dança e teatro, Sílvia dirigiu o CEM – Centro de Experimentações em Movimentos de 2002 a 2013. Atualmente desenvolve trabalhos solos.

Programação

13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza

Dia 13.03 – Quarta-Feira
Comunidade Vila Velha – ETI Deputado Roberto Mesquita
15h – A Fábula do Monturo Velho – Trupe Caba de Chegar
EPA – Espaço Popular de Artes
19h – Solo do Meu Interior – Cia Bravia
DIA 14.03 – Quinta-Feira
EPA – Espaço Popular de Artes
9h – A Lenda do Mosquito e a Lâmpada – Cia Criando Arte
Terminal do Papicu
12h – Chaplin Fazendo Arte – Chaplin Cearense
Comunidade Panamericano – EM José Batista de Oliveira
15h – Circo Alegria – Grupo Garajal
EPA – Espaço Popular de Artes
19h – ECDISES: relatos de guerra – Coletivo Arremate de Teatro
Casa Absurda
20h – A Força da Água – Pavilhão da Magnólia
Dia 15.03 – Sexta
Comunidade Jangurussu – ETI Professor Girão Barroso
9h – Quando as Máquinas Param – Grupo Imagens
Terminal do Siqueira
12h – Outra Fábula de Páscoa – Cia Lumare
Comunidade Bela Vista – EMEIF Paulo Sarasate
15h – Laborioso – Trupe Motim
Sede Nóis de Teatro
19h – Ariadne – Cartografias de um Labirinto – Cia Crisálida
Casa Absurda
19h – Desterro – Nóis de Teatro
Dia 16.03 – Sábado
EPA – Espaço Popular de Artes
9h – Troca de Saberes entre os grupos
Terminal Messejana
12h – Roda – Coletivo Fuscirco
EPA – Espaço Popular de Arte
17h – Pé de Quê – Grupo Lindo
Praça do Bairro Dias Macêdo
19h – A cadeirinha – Silvia Moura

> Obs: As IMAGENS da CAPA e MATÉRIA foram cedidas pela ASSESSORIA DE IMPRENSA do EVENTO.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir