Os 80 anos do escritor cearense, radicado no Estado do Pernambuco, Cláudio Aguiar, serão comemorados com lançamento de livro sobre a sua a vida e obra literária, das 17h às 20h30 deste sábado (26), na Artivo Galeria (Bleecker Café), no bairro Aldeota, em Fortaleza (CE). E, acontecerá também, no mesmo horário e local, abertura da exposição “Cláudio Aguiar, um caldeirão de ideias”.
A mostra a ser instalada na Capital cearense com o acervo de Aguiar e obras de artes de amigos, terá a curadoria de Francisco e Jane Ivo. O livro que merece destaque foi organizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, e contará também, com um lançamento no próximo dia 1°. de novembro, às 18 horas, no Salão de Outubro, nas dependências do Crato Tênis Clube, na cidade do Crato, na Região do Cariri.
As exposições que celebrarão oito décadas de vida de Aguiar, serão marcadas pelo acervo do homenageado, onde serão exibidos originais de livros, fotografias e ilustrações de suas obras literárias por artistas visuais com quem ele criou vínculo de amizades, a exemplo de J. Borges, Gilvan Samico, Mestre Noza, João Câmara, Miguel Elias Sánchez, Cavani Rosas, etc.
A cronologia de vida do escritor que vai de 1944 a 2024, está no livro que é uma verdadeira fortuna crítica constante de ensaios escritos por 78 especialistas em literatura, nacionais e estrangeiros. Os leitores encontrarão ainda, na obra, uma galeria de capas de livros do autor, além de fotografias que, de certa forma, mostram a linha do tempo de vida do homenageado.
A obra do aclamado escritor não nasceu apenas da sua apurada intelectualidade e grande erudição, mas, também, de uma vivência intensa, que o revela como um escritor contemporâneo atento às lutas políticas e sociais, ao fenômeno das migrações internas. É o que pode se dizer sobre o livro de Cláudio Aguiar, um migrante do Ceará para Pernambuco, que, mais tarde, realizou viagens internacionais na intenção de ampliar e consolidar a sua formação intelectual.
As atividades realizadas por Aguiar lhe renderam o respeito e a amizade de importantes nomes da literatura brasileira, latino-americana, ibérica e europeia, entre os quais citamos Eduardo Galeano, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, José Saramago, Julián Marías, José Cardozo Pires, Alfredo Pérez Alencart, Jean-Paul Borel, Sylvie Debs, Julio Peñate Rivero, Berthold Zilly, entre outros.
* Serviço:
> Lançamento do livro “Cláudio Aguiar – Vida e Obra Literária” e abertura da exposição “Cláudio Aguiar, um caldeirão de ideias”.
* Dia 26.10.2024
* Horário: 17h às 20h30
* Local: Artivo Galeria (Bleecker Café)
Rua Silva Paulet, 1281 – Aldeota.
CEP- 60120-021
Fortaleza (CE)
* Exposição
> Em cartaz até 26 de novembro de 2024.
> Visitação: De segunda-feira a domingo, das 15h30 às 20h30.
> Gratuita e acessível.
> Curadoria: Francisco e Jane Ivo.
* No Crato
>Dia 01.11.2024, às 18 horas.
>Local: Crato Tênis Clube
Dentro da programação dos 50 anos do “Salão de Outubro” Rua Cel. Antônio Luiz, 1397
Bairro Pimenta – Crato (CE).
* A exposição no Crato acontecerá apenas no dia do lançamento do livro.
* Gratuita e acessível.
> Obs: Os livros ficarão à venda nos lançamentos por R$100,00 (cem reais) e nas plataformas e livrarias por R$: 150,00 (cento e cinquenta reais).