PUBLICIDADE

As artes plásticas do Ceará ganham obra sobre Pinturas Contemporâneas

Mostrar novas possibilidades estéticas com reflexão sobre a produção de arte atual e o pensamento contemporâneo traduzindo as desconstruções de conceitos do modernismo para a contemporaneidade é a finalidade do livro “Pinturas Contemporâneas – Pensamentos e Desconstruções”, organizado pelo professor Eduardo Oliveira, que é, também, Coordenador da Escola de Belas Artes da Divisão de Educação Continuada e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Segundo Edu Oliveira, como é conhecido no cenário das artes do Ceará, a obra, além de estimular uma nova mentalidade sobre a interpretação da arte pictórica, trata de propostas de arte relacionadas às reminiscências e apropriações, temas pertinentes à atualidade, bem como, as principais características da arte contemporânea, sociedade da informação, tecnologia e novas mídias,  subjetividade e liberdade artística.

Recém-lançado no Teatro Celina Queiroz, na Capital cearense, o livro é uma mescla de estilos artísticos; utilização de diferentes materiais; fusão entre a arte e a vida; aproximação com a cultura popular; questionamento sobre a definição de arte e interação do espectador com a obra. São propostas que foram trabalhadas por Eduardo Oliveira e artistas, no laboratório de pesquisa da Unifor, como características da arte contemporânea e a história dos movimentos artísticos após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Artista Plástica Sônia Nogueira

“É uma antologia que reúne obras de 19 artistas, que inspirados em suas reminiscências, lembranças e pensamentos, desenvolveram suas poéticas e pesquisas que resultaram em obras inéditas no estilo contemporâneo” foi o que informou em entrevista concedida ao Portal A Notícia do Ceará, a artista plástica cearense, Sônia Nogueira. Ela ainda revelou: sinto-me grata em contribuir através  deste livro, para a arte e cultura cearense.

Além de Sônia Nogueira, fazem parte do livro, os artistas e pesquisadores: Angélica Kassar, Aurélia Alencar, Cezarina Du Valee, Cláudia Melo, Elis Albuquerque, Emília Becco, Ernestina Ribeiro, Fabio Becco, Graça Bastos, Iêda Nogueira, Kílvia Montenegro, Laorinda Fonteles, Ludmila Paz, Luizianne Paz, Nereide Alves, Romana Mesquita, Valéria Andrade e Vanda Sabóia.

São artistas e pesquisadores contemporâneos que refletem as influências da pintura moderna, surrealismo, impressionismo e cubismo. Eles investem na arte contemporânea que prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. Eis o motivo de arte contemporânea ser vista como experiências inovadoras, pautadas, principalmente, nos processos artísticos, em detrimento do objeto, ou seja, na ideia, em detrimento da imagem.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir