Neste mês de março, Assaré celebra os 114 anos do poeta Patativa. O porta-voz do sertão levou o nome da cidade mundo afora e é considerado o maior poeta popular do Brasil. Buscando honrar o legado do artista, a Secretaria da Cultura de Assaré preparou uma programação especial.
Durante cinco dias, a memória de Patativa foi celebrada com muita cultura, música e poesia. Entre os dias de festejo houve muitas manifestações artísticas e culturais com a presença da Orquestra Mirim da Vila da Música de Crato na abertura. Além disso, outras atrações também puderam ser apreciadas como o colóquio, exposições, feira gastronômica, cortejo, oficinas e muita música ao vivo.
As escolas da cidade estiveram engajadas na programação com a realização de diversos projetos com a temática da poesia do Patativa. A Escola Batistina Braga promoveu o “Aqui Tem Coisa”; a Escola Maria Isabel, o “Inspiração Nordestina”; e a Escola Antônio Ângelo, da Vila Bonita, o projeto “Expoarte”. Já a Escola de Ensino Médio Moacir Mota promoveu o XIII Café Literário.
Também foi realizado um importante momento de valorização da literatura popular cearense. O Encontro de Cordel e Viola reuniu cordelistas, cantadores e repentistas de Assaré e cidades próximas. O encontro foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE).
O esporte também fez parte da programação oficial da Festa do Patativa. No sábado pela manhã aconteceu o 1° Pedal da Poesia, que contou com um trajeto da cidade de Assaré até a Casa do Poeta, na Serra de Santana. No fim da tarde, foi realizada a final da Copa da Liga de futsal, entre o Coruja Black e o Arena Fisio, que se sagrou campeão. Para encerrar a programação do sábado, milhares de pessoas foram à Praça do Mercado Público para prestigiar os shows das bandas Forró de Alto Nível, Baby Som, John John e Calcinha Preta.
No domingo, dia do aniversário do Patativa, houve a exibição do documentário “Simente”, dirigido por Carlos Rodrigo e Sávio Emanuel. Logo depois, aconteceu a apresentação da Orquestra Padre Davi Moreira, da Vila da Música, durante a Missa Solene em alusão aos 114 anos do poeta. Para finalizar as programações, Géssica Pio, Epitácio Pessoa, Arly Bantim, Forró Na Base da Chinela e Victor Meira tomaram conta do palco na Praça do Mercado.