A Associação O Pequeno Nazareno (OPN) encerra o ano de 2025 celebrando a conclusão das oficinas do primeiro ano do Projeto Dignidade para a Infância (DPI), realizado em parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa, que tem duração prevista de três anos e meta de beneficiar 15 mil pessoas, consolidou sua atuação ao longo de 2025 em comunidades vulneráveis de seis estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Amapá.
Voltado para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial na primeira infância, o DPI prioriza crianças de 0 a 6 anos, especialmente filhas de mães adolescentes e famílias impactadas pela violência letal. Durante o ano, o projeto desenvolveu ações em comunidades periféricas, tradicionais e indígenas, fortalecendo vínculos familiares, ampliando o acesso a direitos e promovendo formação cidadã.
De acordo com Manoel Torquato, coordenador de projetos da OPN, 2025 foi marcado pela consolidação das primeiras etapas do DPI. “O Dignidade para a Infância reflete a missão de O Pequeno Nazareno de combater desigualdades, promover dignidade e fomentar políticas públicas eficazes. Este primeiro ano demonstrou o potencial transformador do projeto”, afirma.
Ao longo deste ano, foram realizadas oficinas, atendimentos e formações voltadas à proteção de direitos, educação em direitos humanos, qualificação profissional, além de atividades esportivas e ambientais. As ações mobilizaram crianças, adolescentes e mulheres.

Imagens: Acervo OPN
A entrega dos certificados aos participantes das oficinas simboliza o avanço das metas previstas, preparando o terreno para a ampliação das atividades em 2026. “Investir na infância é transformar o futuro. Encerramos 2025 com resultados significativos e com a certeza de que estamos contribuindo para um Brasil mais justo e solidário”, acrescenta Torquato.
As inscrições para as novas turmas e atendimentos seguem abertas para 2026, incluindo os cursos Competências para o Mundo do Trabalho e Jovem Aprendiz, além de serviços psicossociais destinados a jovens grávidas, mães da primeira infância e mulheres em situação de violência. O formulário está disponível no site da instituição: opequenonazareno.org.br.
Associação O Pequeno Nazareno
Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.

