PUBLICIDADE

Até setembro plano estadual para pessoas em situação de rua será entregue

 

Na última terça-feira (20), durante o encontro de debates regionais na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), foi revelado que Ceará está avançando na criação de do primeiro Plano Estadual para a População em Situação de Rua no Brasil. No decorrer da ocasião, um documento com a proposta foi gerado para ser avaliado pelo Conselho Estadual de Garantia de Direitos para a População em Situação de Rua e Superação de Rua (Cepop).

No momento, a expectativa é que a proposta seja finalizada ainda em setembro de 2024 para que depois o plano seja lançado. Vale lembrar que o projeto foi criado pela SPS juntamente com o Cepop, visando transformar as necessidades encontradas em ações práticas e sustentáveis, com uma abordagem mais abrangente para amparar as pessoas em situação de rua.

Lidiane Rebouças, secretária-executiva de Cidadania e Políticas sobre Drogas, afirma que, durante agosto deste ano, foram realizados encontros regionais para debater as propostas. “Todos estes encontros tiveram o intuito de coletar proposições de gestores, profissionais, usuários de serviços e movimentos sociais para que eles tivessem um momento democrático e participativo, para que eles pudessem trazer as necessidades reais desse público e a gente possa construir um plano que realmente possamos avançar na superação da situação de rua”, esclareceu a secretária.

Além disso, a secretária-executiva revelou que o Plano Nacional Ruas Visíveis, do Governo Federal, foi uma das bases para a criação do documento. O plano em questão possui cinco pilares de atuação, sendo assistência social, segurança alimentar, saúde, violência institucional, cultura e educação.

“Acreditamos que fazer ações voltadas à população em situação de rua requer ações intersetoriais, com parcerias, e precisamos atuar em diversos eixos”, disse Rebouças.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir