O município de Salitre, localizado na região do Cariri Oeste do Ceará, vem regredindo nos números relacionados a Atenção Primaria a Saúde (APS), de acordo com dados do Previne Brasil. Em quatro anos o município passou da 5ª posição em APS para a 116ª posição.
Segundo o Previne Brasil, em 2019 ainda na gestão do ex-prefeito Rondilson Ribeiro (PT), no 3º quadrimestre o município ocupava a 5ª posição no Ceará. Já em 2023 com a gestão do atual prefeito Dodó de Neoclides (PDT) o município ocupa a 116ª posição no estado, no 1º quadrimestre deste ano.
A regressão começou em 2021 quando o município caiu de 5ª para a 10ª colocação, em 2022 caiu para a 52ª colocação até chegar a atual colocação de 116 posição. Enquanto os dados referentes a APS no Brasil ocupam o 1776º lugar.
O que é Atenção Primaria a Saúde?
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Esse trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas Unidades de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde. Entre o conjunto de iniciativas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) para cuidar da população no ambiente em que vive estão o Programa Saúde na Hora, o Médicos pelo Brasil, o Previne Brasil e a Estratégia Saúde da Família, entre outros programas, ações e estratégias.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.