A precariedade no atendimento de saúde oferecido a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências em Santa Quitéria será tema de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Ceará. O encontro está marcado para o dia 13 de agosto, às 9h, no auditório das Promotorias de Justiça do município, e será aberto à população.
A iniciativa partiu da 3ª Promotoria de Justiça local após a constatação de falhas na oferta de serviços essenciais, como terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia — considerados fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Foram convidados para a audiência o prefeito da cidade, o secretário de saúde, conselheiros tutelares e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos da infância e das pessoas com deficiência, como APAE, Casa Amiga da Criança, Associação Crescer Feliz e Associação Amor Que Transforma.
A expectativa do MP é construir, em conjunto com os gestores e a sociedade civil, alternativas que assegurem o atendimento adequado às crianças.