Nesta terça-feira (03/12), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conduziu uma audiência pública para apresentar e debater o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relacionados ao projeto da Linha de Transmissão (LT) 500kV SE Kuara – SE Caucaia. O objetivo principal foi avaliar os aspectos técnicos e sociais para a concessão da Licença Prévia (LP). O encontro aconteceu no município de Itaiçaba, reunindo diversas autoridades e representantes da comunidade.
Proposto pela empresa Serena Energia, o projeto abrange uma região que inclui outros municípios. São eles, Aracati, Beberibe, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Itaiçaba, Jaguaruana, Maranguape, Pacajus, Palhano e Palmácia.
Sob a coordenação de Najara Lima, gerente de Controle Ambiental da Semace, a audiência contou com a presença de especialistas como Thiago Dias, coordenador da Maron Ambiental; Mariana Adas, coordenadora de Meio Ambiente da Serena Energia; Kassia Canafístula, coordenadora de Gestão Social; além do secretário de infraestrutura de Itaiçaba, Jander Rodrigues. Membros da sociedade civil, pesquisadores acadêmicos e moradores locais também participaram do debate.
O empreendimento busca conectar o Complexo Fotovoltaico Kuara à Subestação Caucaia, promovendo a transmissão de energia solar ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com extensão de 221,26 km e uma tensão operacional de 500kV, a linha de transmissão tem como meta fortalecer a matriz energética sustentável no Ceará.
O projeto ocupa uma área de 1.342 hectares, com terrenos rurais arrendados ou em processo de regularização fundiária. Caucaia concentra a maior parcela da área do empreendimento (18,96%), seguida de Beberibe (16,98%). Segundo Thiago Dias, responsável pela elaboração dos estudos ambientais, o projeto está na etapa de obtenção da Licença Prévia, envolvendo análises detalhadas iniciadas em 2023.
Impactos e Próximas Etapas
Além de promover a sustentabilidade energética, o projeto prevê gerar entre 400 e 800 empregos durante a construção. A expectativa é que seja atingido um pico de até 1.000 postos de trabalho.
Novas audiências públicas estão programadas para os próximos dias, a fim de ampliar o diálogo sobre o empreendimento. Na quarta-feira (04/12), o encontro será na Escola Aracy Gonzaga da Silva, em Pacajus, e na quinta-feira (05/12), no Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Pecém. Ambas as reuniões começam às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Semace no YouTube.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.