PUBLICIDADE

Audiência reúne entidades de Nova Russas para debater sobre a violência nas escolas

 

O presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, Sebastião Mano (PL), liderou a audiência e destacou a importância da presença de todos os órgãos para debater o assunto

Uma audiência pública para debater o combate à violência nas escolas, foi realizada pela Câmara Municipal de Nova Russas, na manhã da última quarta-feira (04). A audiência foi convocada pelo vereador Luis Denilson (Patriota) e contou com a presença de representantes de diversos órgãos da região.

Foto: Taian Silva

O promotor de justiça do Ministério Público do Ceará, Jonas Mehl, compôs a mesa e ressaltou a importância de atuar em conjunto com outros setores e pensar em soluções visando a prevenção, para guiar os instrumentos de repressão à violência nas escolas. “É um problema muito complexo, muito novo, e que demanda atuação em rede”, afirmou.

 

O presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, Sebastião Mano (PL), liderou a audiência e destacou a importância da presença de todos os órgãos para debater o assunto. “Todas as entidades de classe de Nova Russas estão voltadas para o problema Segurança do nosso município”, contou.

A secretária de educação do município, Michele Veras, esteve presente e revelou que os últimos dias têm sido desafiadores para gestão no que compete ao combate à violência nas escolas. “Quando a gente fala de bullying a gente fala de pessoas que estão sendo feridas”, destaca.

A psicóloga Tainara, também compôs a mesa e destacou o papel da psicologia dentro das salas de aula, com palestras e conversamos com agressores, com as vítimas e com todos os alunos. “Não é só a violência física que agride, nós temos a violência psicológica, nós temos o isolamento, nós temos a violência verbal”, ressalta.

Foto: Taian Silva

Já o capitão Erivaldo Mariano, comandante da 2°companhia do 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM), informou a criação de um protocolo de ações para que os policiais e profissionais da educação e saúde possam saber como agir em situações de ataques, ele também ressaltou a importância dos pais observarem mais de perto os filhos, para prevenir situações de violência nas escolas.

A mesa foi composta ainda pelos vereadores Luis Denilson e Vanda Calaça (PMN).

 

Combate à violência nas escolas

A Prefeitura de Nova Russas, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que todas as ações de prevenção realizadas no mês de abril em alusão ao o Dia do Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, serão estendidas por todo o ano.

Durante todo o mês de abril foram realizadas ações intersetoriais junto às secretarias de educação, assistência social e saúde do município de Nova Russas, visando à prevenção e a promoção de informação e conhecimento, bem como a conscientização de toda a população, alunos e profissionais acerca da temática importante e emergente que é a violência no âmbito escolar.

Foram realizadas palestras nas escolas públicas municipais, estaduais e nas escolas particulares com a presença de psicólogos da rede, conselho tutelar e representantes das secretarias.

A campanha contou com a parceria da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), através da Operação Ronda Escolar. A operação teve como principal objetivo prevenir a violência e diminuir a incidência de bullying dentro das escolas com palestras direcionadas a todo corpo escolar, pais, alunos e professores.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir