A Notícia do Ceará
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Auditoria do TCE busca identificar êxodo escolar

Foto: Divulgação

 

Com objetivo de aperfeiçoar o cronograma e mapear eventuais obstáculos das ações governamentais na implementação do Novo Ensino Médio, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), está efetuando uma auditoria operacional no sentido de realizar este diagnóstico com o alcance de melhorar os índices de acesso e identificar possíveis causas do êxodo escolar de jovens nesta etapa estudantil.

Durante os trabalhos dos auditores, eles visitaram seis escolas em diferentes regiões do Ceará, no mês de outubro, com o propósito de identificar o englobamento destas unidades de ensino, no que refere a aplicação das normas e o cumprimento do cronograma para a sistematização do Novo Ensino Médio.

A metodologia consistiu em entrevistas e aplicação de questionários a gestores e professores da rede estadual, a fim de verificar a percepção desses docentes quanto ao desenvolvimento da nova proposta. As avaliações foram executadas em escolas nos seguintes municípios: Lavras da Mangabeira; Pires Ferreira; Acarape; e Caucaia.

Elemento indutor, o Tribunal de Contas da União (TCU) coordena as atividades em 16 tribunais de contas estaduais no planejamento pedagógico da Rede Integrar, proposta oriunda do projeto desenvolvido entre o TCU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), aderido por tribunais de contas do país, para a compreensão de políticas públicas descentralizadas.

Os municípios cearenses onde se estabeleceram as auditorias obtiveram no circuito de análise a metodologia do Projeto Integrar, o qual insere uma gama de indicadores da educação em relação à proficiência e acesso dos alunos ao ensino, além de aspectos de gestão multinível, em regime de colaboração entre os entes da Federação.

Estas ações visam garantir o cumprimento da meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE), até 2016, no que diz respeito à universalização para toda a população de 15 a 17 anos, do atendimento escolar, e a elevação, até o final de 2024, da taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.

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