A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aumento de incêndios no Ceará alerta para importância da prevenção

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), entre janeiro e junho deste ano foi notado um aumento significativo nas ocorrências de incêndios em edificações comerciais. Ao todo, foram contabilizadas 256 ocorrências no período, um crescimento de 21,9% em comparação às 210 registradas no mesmo intervalo do ano anterior.

Em 2023, o CBMCE atendeu a 533 chamados de incêndios em edificações comerciais. O número supera os registros dos quatro anos anteriores. Em 2022, foram 484 ocorrências; em 2021, 423; em 2020, 437; e em 2019, 472. Desses registros, a maioria aconteceu na Capital, enquanto o restante ocorreu no Interior do Estado.

Aumento de incêndios no Ceará alerta para importância da prevenção
Foto: Fernanda Barros

Prevenção e Regularização

Diante do aumento nos casos, o Corpo de Bombeiros alerta para a necessidade de reforçar a segurança contra incêndios em imóveis comerciais e destaca a importância da regularização do certificado de conformidade junto ao Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi).

Para evitar novos incidentes, o CBMCE recomenda que os comerciantes sigam medidas preventivas, como a instalação e manutenção de extintores e alarmes. Além disso, é fundamental que esses equipamentos estejam em pleno funcionamento conforme as especificações do plano de combate a incêndios aprovado pelo CBMCE.

Outro ponto crucial é a realização de treinamentos periódicos com a brigada de incêndio, garantindo que os funcionários estejam preparados para agir em situações de emergência. Manutenções preventivas nas instalações elétricas e hidráulicas também são essenciais, uma vez que muitos incêndios têm origem em problemas nessas áreas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir