A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aumento nas pré-candidaturas LGBTI+ é registrado nas eleições 2024

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que acompanha as pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, foi divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+ nesta semana. O relatório registrou 150 pré-candidaturas em todo o país, destacando um aumento significativo em relação à eleição anterior. Em abril de 2020, os números não chegavam a 30.

Do total de 150 pré-candidatos, 132 são membros da comunidade LGBTI+ e 18 são aliados da causa. A maioria das pré-candidaturas é para vereadores, com 147, enquanto três são para prefeito. Cláudio Nascimento, diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, enfatizou a natureza suprapartidária do programa, que busca promover a representatividade sem favorecer nenhum partido específico.

O cadastramento no Programa Voto Com Orgulho é voluntário e individual e os resultados finais devem ser divulgados até julho, antes das convenções partidárias. O presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, enfatizou o apoio oferecido pela organização às candidaturas e aliados da causa. Para isso, é oferecido suporte contra violência política, fake news e discursos de ódio.

Aumento nas pré-candidaturas LGBTI+ é registrado nas eleições 2024
Foto: Mídia Ninja

Perfil

O boletim parcial revela uma concentração significativa de pré-candidaturas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. São Paulo lidera em número de pré-candidatos, seguido pelo Rio de Janeiro e Paraná. A maioria das pré-candidaturas está associada a partidos considerados mais progressistas.

Em termos de identidade, o levantamento mostra uma diversidade de gênero e orientação sexual entre os pré-candidatos, com uma proporção significativa de pessoas negras e uma presença crescente de mulheres trans e travestis. O boletim também destaca a variedade de formações educacionais entre os pré-candidatos, com uma parcela possuindo curso superior completo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir