A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave preocupa especialistas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, através do boletim InforGripe, um aumento nos casos e internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tanto a nível nacional quanto no estado do Ceará. De acordo com os dados coletados entre os dias 7 e 13 de abril, o quadro é principalmente atribuído ao vírus sincicial respiratório (VSR) e ao influenza A, o vírus da gripe.

Nas últimas quatro semanas, mais da metade dos casos de síndromes respiratórias foram causados pelo VSR (54,9%). Enquanto isso, a gripe representou cerca de um quinto dos casos (20,8%).

Aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave preocupa especialistas
Foto: Reprodução

Apesar do aumento nas doenças respiratórias, os casos de covid-19 estão apresentando uma tendência de queda ou estabilidade em alguns estados. Diante desta estabilização, o número de mortes por influenza está se aproximando dos óbitos causados pela covid-19.

Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destaca a importância contínua da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. “A vacina da gripe, tal qual a vacina da covid, tem como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte”, afirmou.

Além disso, Marcelo menciona a disponibilidade de uma vacina contra o VSR para idosos na rede privada. O coordenador enfatiza ainda que, embora o risco deste vírus seja mais elevado em crianças pequenas, também se observam internações em idosos.

Os dados da Fiocruz indicam que outros 19 estados brasileiros também estão experimentando um aumento na tendência de longo prazo de SRAG, enquanto 18 capitais, incluindo Fortaleza, mostram sinais semelhantes de aumento. No entanto, em relação à circulação do covid-19, há uma tendência de queda nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto nas outras regiões a situação permanece estável, com números considerados baixos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir