PUBLICIDADE

Aumento nos trotes para o SAMU em 2023 afetam o atendimento

Nos meses de janeiro a novembro de 2023, as falsas ocorrências para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), somaram 13.636 casos, de um total de 332.966 chamadas recebidas, que podem causar problemas irreparáveis. A conscientização sobre a gravidade desse comportamento é fundamental para preservar a integridade do serviço.

Os profissionais do SAMU, são treinados para identificar ocorrências falsas mas há situações que o trote é realista a ponto de gerar o deslocamento de uma unidade móvel até o local informado e, somente chegando lá que se deparam com uma denuncia falsa. O que leva a afetar outros atendimentos reais, gerando um tempo de espera maior e infelizmente em alguns casos não conseguindo atender a emergência a tempo.

Passar trotes aos serviços de emergência é um crime previsto pelo artigo 266, do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode pegar de um a seis meses de detenção. Além disso, crianças e adolescentes também podem ser punidos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse tipo de ligação é um ato infracional gravíssimo e quem o comete deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude para que sejam aplicadas as medidas socioeducativas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir