O Autódromo Virgílio Távora, localizado no município do Eusébio, o circuito mais velho do nordeste, está sob iminente risco de ser leiloado. O leilão está sendo promovido pela CearáPar, uma emprese que gerencia ativos do Governo do Estado. No dia 29 de agosto a empresa listou o imóvel como “destaque para a negociação” em seu site, e posteriormente publicou o leilão nas redes sociais. Segundo a empresa em sua publicação no instagram: “O Governo do Estado do Ceará em breve realizará leilões que irão negociar grandes ativos imobiliários, sob gestão da CearaPar. A primeira propriedade a ser leiloada será o Autódromo Internacional Virgílio Távora, situado no município do Eusébio. Sua venda garante que o Estado invista em políticas públicas que darão mais retorno socioeconômico para a população”.
Tentativas anteriores
Esta, no entanto, não é a primeira vez que tentam vender o autódromo. Em 2019 houve a primeira tentativa de leiloar o circuito com o objetivo de arrecadar R$700 milhões, no entanto, de acordo com a Federação Cearense de Automobilismo (FCA), em entrevista ao site Grande Prêmio, a tentativa “foi deserta”. FCA também afirmou que houve uma “repercussão negativa muito grande” com a publicação da CearaPar no final de agosto. Além disso, a FCA, junto da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), segue em conversas com o Estado do Ceará para a revitalização do autódromo e a construção de um novo.
O Plano de revitalização
No mês de Janeiro, os presidentes da CBA e FCA se reúniram pela primeira vez com o governador para discutir o planejamento da revitalização do autódromo. O plano prevê a volta das grandes categorias nacionais ao autódromo, bem como a perspectiva de retorno financeiro do plano. Após a reunião, o governador publicou no instagram sobre o encontro, no qual: “considerou extremamente positiva a apresentação, concordou com a pertinência dos argumentos e ressaltou a importância do automobilismo para a economia, gerando empregos e movimentando o setor de serviços”. Por coincidência, no mesmo dia do anúncio do leilão, a FCA anunciou um plano de transformação do autódromo em uma arena multiuso, similarmente a interlagos. Da mesma forma, as categorias Stock Car, Porsche Cup e Turismo Nacional enviaram cartas de intenção, com o objetivo de realizar provas no Eusébio. Caso haja sucesso, prevê-se a injeção de R$30 milhões na economia do estado anualmente.
O novo autódromo funcionará, já de início como arena multiuso, conforme o padrão de Interlagos que além das corridas recebe festivais musicais. A CBA, em entrevista ao portal Grande Prêmio, pontuou que a publicação da CearaPar surpreendeu confederação, devido ao acordo fechado com o governo. Além disso, a confederação confirmou que o circuito do Eusébio continuará a funcionar até a conclusão das obras do novo circuito. Acima de tudo, a entidade também confirmou que agendará um novo encontro para agilizar a execução do planejamento inicial feito em janeiro.
ANC Esportes, a casa do esporte cearense