PUBLICIDADE

Autorização para farmacêuticos prescreverem medicamentos é suspensa

Por decisão da Justiça Federal de Brasília, foi suspensa a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que concedia aos farmacêuticos o poder de prescrever medicamentos. Esta decisão foi tomada após uma ação judicial movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que questionou a competência dessa medida.

O juiz federal Alaôr Piacini fundamentou sua decisão com base na Lei 12.842, de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico. Ele ressaltou que apenas os médicos, conforme a legislação, têm a formação e a autorização legal para diagnosticar doenças e prescrever os tratamentos adequados. A atuação dos farmacêuticos, segundo o juiz, não pode ultrapassar os limites das funções para as quais estão preparados.

Autorização para farmacêuticos prescreverem medicamentos é suspensa
Foto: Reprodução

“É fato incontroverso que a imprensa noticia, quase diariamente, mortes e deformações estéticas, com repercussão para a vida toda da pessoa, em tratamentos realizados por profissionais da área da saúde que não são médicos e passam a realizar procedimentos sem a formação técnica adequada”, disse.

A resolução que foi suspensa autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos, inclusive os que exigem receita médica, a renovar prescrições e a atuar em casos emergenciais, como quando há risco de morte iminente. No entanto, o Conselho Federal de Medicina argumenta que estas atribuições extrapolam a formação técnica dos farmacêuticos, que não estão preparados para tomar tais decisões sobre tratamentos médicos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir