A bancada federal do Ceará deu início ao processo de definição das emendas parlamentares ao Orçamento de 2026. No exercício do próximo ano, o estado poderá direcionar R$ 415 milhões para ações e investimentos em obras, programas e serviços públicos. O montante é menor em relação ao deste ano, já que o aumento do Fundo Eleitoral reduz o total de recursos destinados às emendas de bancada em anos eleitorais.
A primeira reunião ocorreu em 28 de outubro, em Brasília, conduzida pelo deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), coordenador do grupo. O encontro apresentou as diretrizes para a escolha dos projetos que receberão recursos.
“Definimos como prioridades saúde, infraestrutura, educação e segurança. A partir disso, cada parlamentar vai apresentar suas propostas dentro desse eixo comum.” afirmou Domingos Neto.
A próxima reunião reunirá o governador Elmano de Freitas, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de representantes de universidades, institutos federais e instituições das áreas de saúde e educação. A ideia é ouvir demandas e alinhar projetos considerados estratégicos para o estado.
“O governador e o prefeito se colocaram à disposição para participar da reunião. Também receberemos instituições que terão tempo de fala para apresentar as necessidades de cada área.” disse o deputado.
Além de novas propostas, oito no total, a bancada pretende manter a continuidade de obras e ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), área tratada como prioridade histórica.
“Teremos emendas novas e outras de continuidade, especialmente as relacionadas à PRF, que sempre foram uma prioridade da bancada.” reforçou.
Como o calendário eleitoral de 2026 encurta o período de execução orçamentária, a definição das emendas deverá ser acelerada.
“Nossa expectativa é chegar a um consenso já na próxima reunião e concluir a apresentação das emendas à Comissão de Orçamento ainda na semana seguinte.” finalizou Domingos Neto.


