O Banco do Nordeste (BNB) anunciou a liberação de R$ 1,4 bilhão em recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a finalidade de incentivar a inovação em empresas de diferentes tamanhos na região Nordeste. O serviço se estende também para o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Os recursos estão disponíveis com condições diferenciadas, possibilitando o financiamento integral dos projetos. As empresas podem usar esses fundos para adquirir equipamentos, software, matéria-prima e outros insumos essenciais para a prototipagem ou desenvolvimento de produtos inovadores. Além disso, os recursos podem ser aplicados em serviços de consultoria tecnológica, capacitação no Brasil ou no exterior e ainda em despesas com equipes especializadas, marketing e comercialização de produtos.
José Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB, destacou que essa parceria com a Finep é crucial para alcançar duas metas centrais do Banco: diversificar as fontes de recursos e estimular a inovação no setor produtivo. “A forte retomada da economia está provocando um efeito muito positivo que é o aumento na busca por recursos. Então o Banco do Nordeste vem firmando parcerias com entidades nacionais e internacionais para disponibilizar mais recursos. Sobretudo na área da inovação, pois o investimento em tecnologia é que irá aumentar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos, gerando valor agregado”, comentou.
Os recursos disponibilizados pela Finep complementam as linhas de crédito já existentes no Banco do Nordeste. Como exemplo, pode-se citar o FNE Inovação, que utiliza os fundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para impulsionar a inovação na região.
As linhas de financiamento oferecidas pelo BNB, incluindo Inovacred, Inovacred Telecon, Expresso, Conecta e 4.0, contam com prazos de até 132 meses e carência de até 36 meses. Para mais detalhes sobre as condições de financiamento, os interessados podem visitar o site do Banco do Nordeste ou se dirigir a uma de suas agências.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.