PUBLICIDADE

“Bandidos travestidos de torcedores”: deputado cobra maior rigor na punição de responsáveis por violência nos estádios

A possibilidade de mais um Clássico-Rei no Campeonato Cearense de 2025 alerta autoridades de segurança, sociedade civil e classe política sobre possíveis episódios de violência nos estádios. Após a definição da tabela das semifinais, Ceará e Fortaleza poderão voltar a se enfrentar, desta vez pela final da competição. O que era para ser motivo de empolgação, já que se trata de um dos maiores clássicos do esporte no futebol nordestino, traz apreensão devido aos constantes casos de violência envolvendo as duas torcidas.

Na tentativa de coibir essas práticas criminosas, que afastam o “verdadeiro torcedor” das praças esportivas cearenses, a classe política tenta propor iniciativas no sentido de atenuar as constantes cenas de violência quando essas duas equipes se enfrentam. Neste sentido, o deputado estadual Sargento Reginauro (União Brasil) sugere um Projeto de Lei que visa punir com maior rigor os responsáveis por esses atos de vandalismo.

Em entrevista, o parlamentar relembrou e parabenizou a condução da audiência de custódia que manteve a prisão de 115 pessoas responsáveis por causar cenas de pânico e violência na realização do último Clássico-Rei, no dia 8 de fevereiro.

“Não é apenas vandalismo, mas é crime. A última ação conjunta das forças de segurança, Ministério Público e Poder Judiciário eu parabenizei. Estamos mais do que atrasados nessa questão. Desses episódios, têm saído tentativas de homicídio bárbaras”, destacou.

Confira a declaração do deputado sobre violência nos estádios

O parlamentar também citou exemplos de outros países que, para ele, são referências na resolutividade desse tipo de problema. “O Brasil como um todo precisa resolver esse tipo de situação, como a Inglaterra fez. A Inglaterra baniu torcidas organizadas e esses torcedores criminosos dos estádios. Estádio é um lugar para a família e torcedores de bem. Não podemos afastar  quem quer pagar pelo pagar pela sua paixão e entretenimento para deixar lá pessoas que estão depredando o patrimônio público”, alertou. 

Uma das sugestões de Sargento Reginauro é que as Torcidas Organizadas sejam penalizadas. Para isso, segundo a sua proposta, deveria ser disponibilizada a lista de torcedores que compõem esses grupos para facilitar a identificação por parte das autoridades de segurança.

Para ele, essa medida seria necessária até que se chegue a Biometria Facial. “Esse sistema de biometria não deve ser instalado só na Arena Castelão, mas no Presidente Vargas, estádios do interior e demais praças que recebem eventos da CBF e da Federação Cearense de Futebol. Não dá mais para termos nossas famílias nos mesmos lugares de criminosos”, afirmou.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir