
Moradores de Amontada, a 400km de Fortaleza, gravaram o momento em que a barragem Assis Henrique ultrapassou o volume de sangria. O reservatório, situado no Rio Aracatiaçu, registrou um aumento no acúmulo de água após as chuvas da madrugada desta quarta-feira (28/02).
De acordo com o responsável pela gravação do vídeo, o fenômeno ocorreu logo após as primeiras chuvas que banharam Amontada em 2024. “É um espetáculo da natureza. A cheia na nossa barragem veio após as primeiras chuvas. De ontem para hoje choveu muito nas cabeceiras do rio Aracatiaçu”, comentou.
O momento foi celebrado pelos moradores da Região Norte. Além de contribuir para o abastecimento hídrico da população, as cheias de açudes e barragens contribuem para as práticas econômicas na agricultura e na pesca artesanal. Amontada, por exemplo, é um dos principais pontos de cultivo de camarão do Ceará.
Balanço e previsão
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 13 cidades do Ceará receberam chuvas acima dos 100 milímetros nas últimas 24h. O destaque foi para São Gonçalo do Amarante, que registrou a maior precipitação no Estado de terça para quarta-feira: 189mm.
Ainda conforme a Funceme, o Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (1º/03). Este cenário previsto se dá pela tendência de permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do estado.
Apesar da expectativa de registros em todas as regiões, há a expectativa de redução no volume de chuvas no centro-norte do Ceará, se comparado com os últimos dias. Para Fortaleza e Região Metropolitana, a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens nos períodos da tarde e da noite desta quinta-feira (29/02).