A pequena Sofia, de apenas 1 anos e 4 meses, foi diagnosticada com Encefalopatia Crônica, e está internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A família aguarda há cerca de um mês a liberação de equipamentos, pela Secretaria de Saúde de Tamboril, para que Sofia possa ir pra casa.
A criança foi internada após uma pneumonia, ela passou por uma traqueostomia e possui dificuldades para respirar decorrentes de um agravamento no estado clínico. A Santa Casa de Sobral solicitou à Prefeitura de Tamboril um ventilador portátil, do tipo BIPAP, para poder receber alta.
De acordo com Maria Silva Lopes, mãe da criança, quanto mais tempo ela fica no hospital, aumentam os riscos para a saúde dela. Ela disse ainda que não recebe nenhum retorno da Secretaria, e que informaram apenas que estão analisando se irão comprar os equipamentos ou alugar.
“Cada demora é um risco, é um risco dela pegar uma infecção. Ela já pegou. Ela não precisava do ventilador e agora vai precisar, porque ela pegou uma infecção, que deixou ela muito cansada. E eles não falam nada pra gente.”, ressalta a mãe.
Além dos equipamentos necessários, a coordenação da UTI Pediátrica da Santa Casa de Sobral, solicitou insumos adequados para possibilitar os cuidados de que a criança necessita, em casa.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.